networking porque usar

networking porque usar




 “Eu odeio networking.” Ouvimos isso o tempo todo de executivos, outros profissionais e estudantes de MBA. Eles nos dizem que o networking os deixa desconfortáveis ​​e falsos . Embora algumas pessoas tenham uma paixão natural por isso


Mas no mundo de hoje, a rede é uma necessidade. Construir e nutrir relacionamentos profissionais também melhora a qualidade do trabalho e aumenta a satisfação no trabalho.

1. Foco no aprendizado

2. Identificar Interesses Comuns

3. Pense amplamente sobre o que você pode dar

4. Encontre um propósito maior


1. Foco no aprendizado

A maioria das pessoas tem um foco motivacional dominante – o que os psicólogos chamam de mentalidade de “promoção” ou de “prevenção”.

 Os da primeira categoria pensam principalmente no crescimento, avanço e conquistas que o networking pode lhes trazer, enquanto os da segunda o veem como algo do qual são obrigados a participar por motivos profissionais.

Considere uma função social relacionada ao trabalho que você se sente obrigado a participar.  Vou ter que fazer um show e conversar e fingir que gosto.” Ou você pode dizer a si mesmo: “Quem sabe, pode ser interessante.

 Às vezes, quando você menos espera, você tem uma conversa que traz novas ideias e leva a novas experiências e oportunidades.”

Se você é introvertido, não pode simplesmente querer ser extrovertido, é claro. Mas todos podem escolher qual foco motivacional trazer para o networking.

 Concentre-se nos aspectos positivos - como isso o ajudará a aumentar o conhecimento e as habilidades necessárias em seu trabalho - e a atividade começará a parecer muito mais valiosa.

2. Identificar Interesses Comuns


O próximo passo para tornar o networking mais palatável é pensar em como seus interesses e objetivos se alinham com os das pessoas que você conhece e como isso pode ajudá-lo a criar relacionamentos de trabalho significativos. Numerosos estudos em psicologia social demonstraram que as pessoas estabelecem as conexões mais colaborativas e duradouras quando trabalham juntas em tarefas que exigem contribuições umas das outras.


Quando sua rede é impulsionada por interesses compartilhados e substantivos que você identificou por meio de uma pesquisa séria, ela parecerá mais autêntica e significativa e é mais provável que leve a relacionamentos que também tenham essas qualidades.

3. Pense amplamente sobre o que você pode dar


Mesmo quando você não compartilha um interesse com alguém, provavelmente pode encontrar algo valioso para oferecer pensando além do óbvio.

 Claro, isso nem sempre é fácil. Descobrimos que as pessoas que se sentem impotentes - porque são juniores em suas organizações, porque pertencem a uma minoria ou por outras razões - muitas vezes acreditam que têm muito pouco para dar e, portanto, são as menos propensas a se envolver em redes, mesmo embora sejam eles que provavelmente tirarão o maior benefício disso.

Se a rede faz você se sentir sujo, você não está sozinho
Muitas pessoas acham as redes profissionais tão desagradáveis ​​que as fazem se sentir moral e fisicamente sujas. 

Eles se concentram em coisas tangíveis relacionadas a tarefas, como dinheiro, conexões sociais, suporte técnico e informações, enquanto ignoram ativos menos óbvios, como gratidão, reconhecimento e reputação aprimorada.

 Por exemplo, embora os mentores normalmente gostem de ajudar os outros, eles tendem a gostar ainda mais quando são agradecidos por sua ajuda.

Quanto mais sincera for a expressão de gratidão, maior será o seu valor para o destinatário.

Uma jovem profissional que conhecemos nos contou que, quando completou 30 anos, escreveu para as 30 pessoas que mais contribuíram para seu crescimento profissional, agradecendo e descrevendo as maneiras específicas de cada uma a ajudar. 
Os destinatários, sem dúvida, apreciaram a atualização e o reconhecimento personalizados.

Quando a gratidão é expressa publicamente, também pode melhorar a reputação de um consultor no local de trabalho. Pense no efeito que você tem quando elogia seu chefe para seus colegas e superiores, descrevendo todas as maneiras pelas quais você progrediu sob a tutela dele.

Quando sua rede é impulsionada por interesses compartilhados, ela parecerá mais autêntica.


As pessoas também apreciam aqueles que entendem seus valores e identidades e os fazem se sentir incluídos.

Você também pode ter insights ou conhecimentos exclusivos que podem ser úteis para aqueles com quem você está fazendo networking. Por exemplo, as pessoas mais novas costumam estar mais bem informadas do que seus colegas mais velhos sobre tendências geracionais e novos mercados e tecnologias.

Quando você pensa mais no que pode dar aos outros do que no que pode obter deles, o networking parecerá menos autopromocional e mais altruísta – e, portanto, mais digno do seu tempo.

4. Encontre um propósito maior



Muitos, se não a maioria de nós, são ambivalentes em relação ao networking. Sabemos que é fundamental para o nosso sucesso profissional, mas achamos isso cansativo e muitas vezes desagradável. Essas estratégias podem ajudá-lo a superar sua aversão. 

Ao mudar para uma mentalidade de promoção, identificando e explorando interesses compartilhados, expandindo sua visão do que você tem a oferecer e se motivando com um propósito maior. você se tornará mais eficaz na construção de relacionamentos que dão frutos para todos.

Comentários

Postagens mais visitadas