o que é kaizen

O que é kaizen?



 Kaizen se tornou um termo moderno e uma filosofia no mundo dos negócios. É um dos conceitos mais amados pelos agentes de mudança, empresas e até mesmo funcionários, que se relacionam fortemente com ele.


É claro que existe uma razão, mas vamos explorar o que significa, de onde veio, e nos certificarmos de que nos referimos à coisa certa quando usamos a palavra Kaizen.


Kaizen no Japão


O que significa Kaizen?

O significado original da palavra japonesa "Kaizen" do Dicionário Shogakukan poderia ser traduzido literalmente como "O ato de melhorar os pontos ruins". A tradução mais popular é "mudar para melhor", significando também "melhorar".


Embora isso seja verdade, há muito maisNão importa o que você já tenha ouvido antes, a melhoria contínua não é a única definição de melhoria. Em vez disso, é o resultado disso. Na verdade, a tradução literal de melhoria contínua japonesa é "Kairyo".

O Kaizen é mais um processo interno que acontece dentro de sua própria mente. O objetivo é realizar seu potencial, quebrar o status quo e, desta forma, alcançar a melhoria. Dito isto, uma maneira mais precisa de definir Kaizen seria o "autodesenvolvimento contínuo".


Na verdade, o sentido moderno da palavra teve origem nas fábricas da Toyota. Após a Segunda Guerra Mundial, muitas empresas japonesas foram influenciadas pelas metodologias trazidas pelos consultores americanos, enviadas como parte do plano Marshall.


Embora esta prática tenha sido implementada em outros lugares, a Toyota é o exemplo mais brilhante de uma empresa que fez uma excelente prática de melhoria contínua, criando sistemas de gerenciamento eficazes para gerar, capturar e rever melhorias em ciclos intermináveis.


O sistema geral de técnicas de Gestão da Produção Toyota é chamado de Sistema Toyota de Produção (TPS).. O sistema se baseia em vários princípios fundamentais, um dos quais é denominado Kaizen.


Para o uso da Toyota (ou geralmente, qualquer uso de fabricação), ele significa em grande parte melhoria contínua através do ato de autodesenvolvimento. O Kaizen tornou-se uma das práticas centrais por trás da manufatura Lean nos EUA e, mais tarde, na gestão Lean.


Hoje em dia, no ambiente empresarial moderno, dinâmico e inseguro, cada vez mais empresas estão a caminho de se tornarem mais eficientes aplicando o Lean Thinking. Uma parte crucial disto é a cultura Kaizen.


A Cultura Kaizen na Prática

Para alcançar o Kaizen, é preciso adotar a prática da autocrítica. Em japonês, essa prática é conhecida como "Hansei". Isto significa que você precisa se responsabilizar e encontrar espaço para melhorias, mesmo que tudo esteja indo de acordo com o planejado. 


Adotar este tipo de mentalidade lhe dará a capacidade de quebrar o status quo e se empurrar até os limites. Embora o pensamento positivo lhe mostre tudo como um sucesso, é a emoção negativa de "poderia ter sido melhor" que lhe dará a motivação para melhorar continuamente e eventualmente conquistar novos picos.


Por exemplo, no sistema de produção da Toyota, espera-se que todo o pessoal da linha pare a linha de produção em movimento no caso de ocorrer uma anormalidade. Então, o pessoal, juntamente com seus supervisores, sugere uma opção para resolver a anormalidade.


Além disso, quando o projeto termina, é realizada uma Hansei-kai (reunião de reflexão) para analisar todo o processo, incluindo quaisquer anormalidades que tenham ocorrido. Aqui, é importante mencionar que um processo Hansei-kai aconteceria mesmo que o projeto fosse concluído com sucesso, sem que fossem encontrados problemas ao longo de seu ciclo de vida. 


Estas abordagens iniciam o Kaizen e geralmente produzem pequenas melhorias durante o processo e no final do mesmo. Como resultado, a cultura de pequenos aprimoramentos alinhados continuamente, e a padronização leva a mudanças significativas na melhoria geral da produtividade.


Ciclo Kaizen


A metodologia Kaizen desenvolvida inclui a realização de mudanças e o monitoramento dos resultados e, em seguida, o ajuste. O planejamento em grande escala e a programação extensa de projetos são substituídos por experimentos menores, que podem ser rapidamente ajustados quando novas melhorias são sugeridas.



Comentários

Postagens mais visitadas